Você sabe qual profissão seguir?

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014


Bom gente, primeiramente, boa noitinha para vocês O post de hoje também foi ideia de leitores. Minhas leitoras, a maioria, estão um pouco longe de começar a pensar nisso, outras não, então fiz esse post para as que já estão chegando na hora da decisão e não sabem o que fazer. Entrar em uma faculdade já não é mais tão difícil, todos tem oportunidade e vários programas de ajuda de custo, aconselhamentos, pré-vestibulares e afins e por isso, mais e mais jovens tem garantido seu lugar no mercado de trabalho. Mas você já decidiu o que fazer? Isso combina com você? Vamos descobrir aqui agora...


Uma profissão dar muito dinheiro, não quer dizer que ela é a ideal para você, mas sim aquela com qual você identifica e gosta. Escreva o que você espera da sua profissão, o que te motiva e associe a uma profissão que você gostaria de tentar, escolha aquela que mais se relaciona com o que escreveu. É claro que com dedicação e muito trabalho você consegue ser bem sucedido, independentemente se você gosta daquilo ou não, desde que você tenha vocação para isso.
Muitas áreas, inclusive as que estão se destacando agora estão cheias de profissionais competentes, isso é um fato que você tem que analisar. Ficará mais difícil conseguir um emprego e será muita concorrência mesmo que você esteja especializado. 
Outra coisa que temos que pensar é a seguinte: Futuramente, uma profissão que agora está em alta, quando você terminar a faculdade ela poderá não estar mais.
Saiba inglês! Faça um curso de línguas estrangeiras mas dê uma preferência ao inglês, cada vez mais o comercio, principalmente em negócio estão sendo dominados pelo inglês, então ter o conhecimento da língua te dará um passo a frente. Isso não vai te ajudar muito em qual profissão escolher mas em qualquer que seja, vai te ajudar quando for conseguir seu emprego.

 Neste site encontrei 4 tipos de personalidades e quais profissões se encaixam nela, dei uma resumidinha pra vocês.
A primeira personalidade é a Racional:

Pontos Fortes: Raciocínio, Estratégia e Lógica
Pontos Fracos: Lado emocional mais fraco
Objetivo: Ser o melhor no que faz
Principais medos: Medo de falhar e de ser criticado

As profissões designadas para essa personalidade foram: Administração, Economia, Engenharia elétrica, mecânica e naval, Química, Comércio exterior, Desenho industrial, Física e Matemática. Mas porque? Porque os racionais são estrategistas, teóricos, lógicos e perfeccionistas. Estão sempre pensando em alguma maneira de fazer as idéias e planos acontecerem.

Idealista:

Pontos Fortes: Otimismo, Fé e Persistência
Pontos Fracos: Tem o humor instável
Objetivo: Ser uma pessoa melhor
Principais Medos: Solidão e Medo de errar

Profissões designadas: Arquitetura, Jornalismo, Psicologia, Medicina, Design de games, Letras, Publicidade e propaganda e Ciência da computação. Porque? O idealista é uma pessoa mais sonhadora, que está sempre fazendo planos, e levando em conta o futuro. São os que mais gostam de ajudar o próximo, tem uma boa compreensão do mundo, e querem sempre melhorá-lo.

Guardião:

Pontos Fortes: Seriedade e Estabilidade
Pontos Fracos: Dificuldade para aceitar as novidades
Objetivo: Melhorar a vida

Principais Medos: Perder o controle e ser esquecido

Profissões designadas: Administração, Direito, Engenharia Civil e Farmácia. Porque? Os Guardiões são muito trabalhadores e enfrentam as situações sempre com seriedade, portanto são muito confiáveis. Valorizam a estabilidade e a segurança, não só no ponto de vista pessoal e social, mas também no econômico.

Artesão:

Pontos Fortes: Confiança Pessoal e Ousadia
Pontos Fracos: Falta de Disciplina
Objetivo: Busca de prazer e satisfação

Principais Medos: Rotina e Solidão

Profissões designadas: Cinema, Fisioterapia, Artes plásticas, Biologia, Engenharia ambiental e Hotelaria e turismo. Porque? Diante de todos os tipos de personalidade, os Artesãos são os mais ousados e ativos, estão sempre agindo e buscando novas formas de estímulo e de diversão.  Para eles, se as coisas não forem divertidas, não tem graça. Diferente dos Guardiões, o Artesão não gosta de rotina, está sempre em busca coisas novas, experiências diferentes, sem medo algum de inovar.

É isso, gostaram do post? Deu trabalho viu?! SHUAHS. Enfim, separei alguns testes vocacionais para vocês fazerem, fiz em um site desses e deu:

Lista das Profissões: Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Astronomia, Ciências Biológicas (Biologia), Cinema, Engenharia Mecânica, Esporte, Filosofia, Jornalismo, Matemática, Publicidade, Rádio e TV, Turismo, Veterinária, Educação Física, Meteorologia, Oceanografia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e Arqueologia.

A maioria realmente tem muito a ver comigo e com certeza vou ler algo mais sobre. Querem fazer também? Segue os links:
 Mundo vestibular 
Veja 
Toledo

Confesso que só fiz o primeiro, mas tentem os outros e juntem todos para ver no que dá. Não esqueçam de comentar aqui o resultado dos testes.

2 comentários:

  1. Eu quero ser advogada , mas sou formada em segurança do trabalho
    http://jessicacoelhita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero ser fotografa <3
    ~Kona-Chan

    ResponderExcluir

- Comentários do tipo "Segue, sigo de volta" Não serão aceitos
- Leia o post antes de comentar
- Deixe o link do seu blog no fim do comentário, terei o maior prazer em visitar.
- Aceito tags
- Não tenho tempo de responder todos os comentários mas todos são lidos e retribuidos
- Lembrando que qualquer um pode comentar, não necessariamente uma blogueira.