Porque viajar é (se) conhecer

quarta-feira, 28 de maio de 2014


Deus fez o mundo inteiro e deu habilidades e inteligência ao homem para que ele conseguisse desenvolver as cidades e sociedades. É nisso que acredito, assim como acredito que o ser humano fez muitas escolhas ruins e é por isso que estamos vivendo tantos problemas ambientais e sociais. Mas também fizemos escolhas boas… veja quantas coisas lindas temos para ver?

E, se Deus fez o mundo para nós (vivermos e não destruirmos, ok?) por que ter medo de viajar e conhecer outros lugares? Por que o receio de vivermos em outra cultura? Por que não aprender outro idioma? É por isso que gosto tanto de viagens e que sonho em conhecer tantas cidades. 

Nas viagens que fiz até hoje (que, na verdade, foram apenas pelo nordeste do Brasil), sempre tento prestar atenção na forma de vida das pessoas, nos hábitos diários, na alimentação, no sotaque. Gosto de andar a pé sem rumo, só observando as casinhas, a população, os prédios, os carros que zanzam pra lá e pra cá. Gosto de ir ao supermercado e fingir que faço parte daquele lugar, que ele é parte de mim. Gosto de andar sozinha até a padaria e até gosto de sentir o medo que cresce quando tenho a impressão de que errei o caminho de volta. 

Não falo muito quando estou viajando, conhecendo e vivendo em outra cidade que não seja a minha. Tento gastar o máximo de tempo observando e absorvendo – aprendendo. E assim, sem uma palavra minha, eu conheço tudo: as pessoas e a vida, o dia a dia, as alegrias, as tristezas, o ambiente por completo. Sem dizer ou perguntar nada, mesmo que seja por um dia, eu me torno um habitante comum daquele lugar.

Viajar só vale mesmo a pena se acrescentar algo a sua vida. Pode ser algo grandioso, como aprender outro idioma ou algo simples, como o que é uma tortilete (ou, como eu costumava chamar: empadinha doce). Por isso, conheça grandes cidades ou pequenos povoados, sítios ou praias movimentadas, shoppings ou mercearias. Pode ser até a cidade que fica ao lado da sua. Mas lembre-se que ela é um mundo diferente do seu. E aproveite.


2 comentários:

  1. Que fofo seu texto, simplesmente amei ... Li uma frase uns dias atrás que dizia " Viajar não e perca de tempo e sim investimento pessoal" ( se me lembro bem era mais ou menos isso rs ), e super concordo com o seu post, conhecer outras culturas e essencial para vida do ser humano, e tão bom ver e viver em outros lugares não e mesmo. Amei o post e parabéns pelo trabalho !

    Quero convida-la a conhecer meu blog também, será um prazer ter você por lá, um super beijo !
    http://docedivablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que lindo o texto, concordo! Eu queria viajar mais pena que não tem como, mas sempre que da vou conhecer lugares diferentes, é tão bom.

    Ponte Para Paris

    ResponderExcluir

- Comentários do tipo "Segue, sigo de volta" Não serão aceitos
- Leia o post antes de comentar
- Deixe o link do seu blog no fim do comentário, terei o maior prazer em visitar.
- Aceito tags
- Não tenho tempo de responder todos os comentários mas todos são lidos e retribuidos
- Lembrando que qualquer um pode comentar, não necessariamente uma blogueira.