O futuro e suas incertezas

terça-feira, 15 de abril de 2014


Por muito tempo tive certeza de que sabia exatamente o que queria do meu futuro. Eu via amigos questionando-se sobre a vasta gama de profissões que existem, lutando para descobrir algo em que fossem “bons” e não entendia porque tamanho desespero por algo tão simples. Foi assim até que a visão infantil fosse varrida para longe e eu percebesse que estava em meio a vários caminhos – todos levando para futuros diversos.

Imagine o susto! Eu achando que estava tudo resolvido, que tinha gravado na cabeça todo o roteiro de minha vida e que seria tudo absolutamente difícil, mas lindo. Tive de recomeçar do zero, analisando as possibilidades que se colocavam a minha frente: fazer Medicina (o sonho de infância) ou me embrenhar na árdua escalada para ser escritora?

Graças a Deus não tive de escolher. Me ajudaram a perceber que eu poderia manter as duas paralelamente. Seria muito trabalhoso, mas eu estava acostumada. Ufa! Fiquei calma até que consegui ser aprovada em Enfermagem. Fazer ou não fazer, eis a questão! 

Escolhi não me prender a apenas um caminho: eu quero conhecer, me descobrir, me dar oportunidades de amadurecer. Foi assim que optei por começar um curso que eu sempre achei que não fosse para mim e sabe o que eu descobri? Que a Enfermagem é uma profissão linda e que está muito próxima das pessoas – algo que sempre desejei. 

Você deve estar querendo saber porque eu fiz um discurso inteiro sobre minhas dúvidas na hora de escolher meu futuro, não é? É porque eu acho que essa deve ser a dúvida de muitas pessoas por ai. Talvez minha experiência possa ajudar em alguma coisa. Por isso, tirei algumas conclusões...

Primeiro, você tem tempo para viver. Não se desespere, se conheça melhor, busque informações sobre as várias áreas de atuação que podem ter a ver com você e não tenha medo de experimentar.

Segundo, dê oportunidades a si mesmo. Chega de ter medo de sair do roteiro e ir por caminhos inusitados. Você quer fazer desenhos animados? Dedique-se e siga em frente. Não se preocupe se todos disserem que isso não é um trabalho.

Terceiro, tenha cuidado para não se enganar. Muitas vezes mentimos sobre nós mesmos... Você diz que daria um ótimo Médico, mas tem medo de sangue? Não estou querendo ser estraga prazeres, mas isso não é um bom sinal. Tem certeza de que esse sonho é seu e não das pessoas a sua volta? Medicina é uma profissão linda (eu que o diga!), mas isso não faz das outras profissões menos nobres.

Quarto, não escolha pelo salário se você for ser infeliz. Essa é a pior burrada que você vai fazer na sua vida. Dinheiro não é tudo; mais vale a sua saúde e o prazer de se levantar todos os dias e saber que vai fazer algo que ama.

Quinto, recomece sempre que preciso. Você tem esse direito. É claro que você não deve desistir de um curso só porque uma matéria não é legal (algo sempre vai te desagradar), mas se você sente que não é para você, é melhor buscar outra opção.

E, o principal: saber que o amor deve estar em cada escolha que você fizer. Não deixe que a vida atarefada e exaustiva deixe seus dias menos felizes. Escolha com amor, faça com amor, viva com amor. Se você faz o que ama, há grandes chances de que tenha sucesso. Em qualquer coisa!

Minhas redes sociais: Blog / Página no Facebook / Instagram / Lookbook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Comentários do tipo "Segue, sigo de volta" Não serão aceitos
- Leia o post antes de comentar
- Deixe o link do seu blog no fim do comentário, terei o maior prazer em visitar.
- Aceito tags
- Não tenho tempo de responder todos os comentários mas todos são lidos e retribuidos
- Lembrando que qualquer um pode comentar, não necessariamente uma blogueira.